quinta-feira, 24 de março de 2011

Madeira Plástica - rumo a sustentabilidade


A madeira plástica ou compósito de polímero reciclado (CPR) é um produto formado por adição de vários outros compostos, que conferem características físicas específicas, como textura, dureza, cor e etc. Inicia-se com os produtos de reciclo de polímeros, inclusive do lixo, PET ou PEBD ou PEAD e etc. Adicionado a outros materiais, tais como carbonato de cálcio, caulim, pigmentos e plastificante. E conforme a aplicação específica é adicionada poliestireno, que confere as propriedades finais de resistência a flexão, compressão e rigidez.
O conceito da madeira plástica desenvolve-se como produto da preocupação com a responsabilidade com o meio ambiente, com o crescimento da reciclagem de materiais, visando substituir a madeira, o metal e o vidro ou combinações destes em quase todas as aplicações.
O universo das aplicações da madeira plástica é vasto, por exemplo, para uso externo, expostos a intempéries e a predação de insetos, como bancos de praça, cobertura de pontes, escadas, corrimãos, guardas de sacadas, estrados para a criação de animais na pecuária, currais, cercas elétricas, baias, decks de piscinas, casas de cachorros, áreas de lazer, gazebos, residências e etc. ou internos, em condições adversas, como umidade alta, calor excessivo, presença de contaminantes, como as instalações para lixo, bueiros, tampas de bueiros, dormentes de linhas férreas e metrôs, pallets para transporte e armazenamento de mercadorias, contêiner ou mesmo substituindo todos os produtos de metais em aplicações sanitárias, e etc.
A madeira plástica pode ainda ser usada para móveis de jardim, residenciais e escolares, na construção civil para a indústria, comércio, e residencial quer seja no meio rural como urbano onde substitui adequadamente a madeira, o metal e o vidro.
A madeira plástica apresenta vantagens em relação a determinadas propriedades da madeira, dos metais e até mesmo dos vidros. É resistente à corrosão, podendo ser exposta ao Sol (exceto o componente UV que degrada o polímero), chuva, poeira. É impermeável, podendo manter contato com o solo, locais úmidos, ou áreas molhadas que não apodrece.

É imune a todas as pragas, como cupins, insetos hospedeiro de madeiras e roedores; não mofa, não prolifera fungos e não absorve umidade. Não forma farpas, não racha, nem empena pelo ressecamento ou envelhecimento. Não necessita ser pintada, pois são pigmentadas com diversos tipos de pigmentos e materiais corantes em diversas cores e texturas adequadas às diversas aplicações, gostos e estilos. Visualmente, pode ser idêntica a madeira convencional, tanto na textura quanto na cor.
Substitui madeiras raras, nobres e caras em quase todas as aplicações, exceto aquelas cuja propriedade da madeira é imprescindível, como os instrumentos musicais. Não necessita de manutenção periódica, nem pintura para preservação. Todas as ferramentas desenvolvidas para madeira são identicamente empregadas na madeira plástica.
Maior agarre a pregos e parafusos, não apresentando, por exemplo, as rachaduras quando nela penetram pregos ou parafusos, pois não possui uma orientação de fibras como da madeira. Apresenta maior facilidade para o corte, entalhe, torneamento ou tupiação.
Fácil higienização, pois a limpeza é feita somente com água e sabão neutro. Não necessita de nenhum produto químico, seja para qualquer fim.

5 comentários:

  1. Olá Prof.Guido!
    Gostei da matéria...o assunto é bem interessante. Seu blog promete grande sucesso , mas precisa se dedicar um pouco mais e nos honrar com um "bocadinho" mais de textos de seu interesse.
    Sim, observei que o espaço é destinado a discussões sobre Física aplicada às Ciências Agrárias mas...enquanto não se discute...rsrsrs
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por certo Iara, tenho que me dedicar ainda mais...e postar informações, textos e alimentar discussões acadêmicas, físicas e metafísicas.

      Excluir
  2. Bom dia Prof. Dr. Guido, somos um grupo universitário cujo o TCC refere-se ao tema de substituição da madeira na construção civil por madeira plástica, temos dúvidas, quanto a alguns tópicos, gostaria de saber se o Sr. como grande especialista no assunto pode nos esclarecer algumas duvidas, pois temos certeza de que devemos reciclar o máximo possível para cuidar da nossa casa o Planeta. Muito grato.
    Anderson /Santos SP.

    ResponderExcluir
  3. Professor,bom dia, Li num artigo problemas na decomposição da madeira plastica por UV, como resultado liberação de algum componente dos polimentos da madeira plastica. Ja fazem 2 anos, porem não encontrei mais este artigo. Vc tem alguma informação?

    obrigado
    Vinícius

    ResponderExcluir

Você é convidado a escrever seus comentários.